Depoimento de uma professora de dança: Há seis anos que desenvolvo um trabalho de aulas de dança moderna em uma escola municipal e tenho como registro das atividades depoimentos, fotos e narrativas de alunos, pais e mestres que partilham desse trabalho e que agora deixo como registro para ajudar pais de crianças que possuem problemas com seus filhos nas áreas de relacionamento social, agressividade, problemas físicos e psicológicos que podem ser amenizados e desaparecem com a prática da dança.
Toda aula é focada na necessidade de brincar, de vencer seus limites e medos. Toda criança gosta de desafios a partir do momento que sabem que pode vencê-los. A função do professor nessa atividade é destacar os pontos fortes da criança e colocá-los em evidência, isso irá fortalecer sua auto estima criando maiores possibilidades de vitória.
A aula se desenrola com a participação efetiva do professor, que passa a ser referência e modelo para as crianças, por isso a sua postura, sua forma de falar, sua atitude, sua forma de vestir e seu amor para com todos disseminam organização, segurança, educação, limite e controle. Usar de palavras adequadas ao meio infanto-juvenil e de atitudes moderadas ajuda a manter a ordem e o respeito mútuo.
È de grande importância fazer com que os pais sejam responsáveis pela presença da criança e participativos nas apresentações do grupo isso resulta em relacionamentos familiares mais sólidos, seguros e felizes.
Aprendemos que:
Sem sonhos a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir! Não tenha medo dos tropeços da jornada. Não se esqueça de que você, ainda que incompleto, foi o maior aventureiro da História. Já nasceu vencedor no ato de concepção da vida! (Augusto Cury – Você é Insubstituível – 2006).
Na relação professor – aluno, tenho como objetivo corrigir a postura e realçar o corpo físico, mas a forma física perfeita é uma exceção, não uma regra. Através do alongamento todos nós podemos fazer mudanças positivas no corpo, tornando-os mais esguios e definindo a silhueta. A forma física é determinada por muitos fatores, tais como: tipo físico, gênero, concentração de gordura, tônus muscular e postura, de acordo com cada indivíduo. Ainda assim todas as pessoas sofrem pressão da mídia para se adaptarem a um estereótipo de beleza. (Maxine Tobias e John Patrick Sullivan – O Livro do Alongamento Completo – 1998).
Os alongamentos utilizados nas minhas aulas de balé moderno têm por objetivo corrigir posturas e fortalecer a musculatura em desenvolvimento das crianças sem expô-las a lesões. Por isso todo o trabalho é realizado sem força, sem dor e com resultados muito positivos. Aplicamos técnicas de yoga, retirando dos exercícios a parte de insistência e enfatizando a parte de permanência em cada posição de alongamento. Todos esses efeitos, da prática do yoga nos exercícios de alongamento com as crianças, revelam a influência direta nos órgãos do corpo como músculos, articulações, ligamentos, vísceras, sistema nervoso autônomo e sistema nervoso central. Os resultados são: o melhor funcionamento do aparelho digestivo, do sistema urinário e excretor, do sistema nervoso central e autônomo. È fácil identificar esses resultados logo no início da aula quanto há a prática dos exercícios de aquecimento e logo aparecem crianças solicitando ir ao banheiro ou bocejando (indica relaxamento). Segundo Dr. M.L. Gharote o trabalho direto nos órgãos do corpo e com o sistema nervoso autônomo estão envolvidos na manutenção e promoção da saúde psicofísica e o trabalho com o sistema nervoso central governa o aspecto espiritual da personalidade. (Técnicas de Yoga – Phorte Editora – 2000).
Fonte:
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 134 - Julio de 2009